26 abril, 2024

Florianópolis é uma das três ilhas-capitais do Brasil (as outras são Vitória e São Luís). Localiza-se no leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo oceano Atlântico.

Como chegar em Florianópolis
O Aeroporto Internacional Hercílio Luz está situado em Florianópolis e opera diariamente ligando a cidade às principais capitais brasileiras e a países do Mercosul.

Todas as grandes Companhias Aéreas Brasileiras possuem vôos diários diretos ou com escalas partindo de e chegando a Florianópolis, além da Companhia Internacional Aerolíneas Argentinas.

Clima
Florianópolis apresenta as características climáticas inerentes ao litoral sul-brasileiro. As estações do ano são bem caracterizadas, verão e inverno bem definidos, sendo o outono e a primavera de características semelhantes. É a terceira capital mais fria do país, ficando atrás apenas de Curitiba e Porto Alegre.
Atrativos culturais em Florianópolis
A arquitetura em estilo açoriano domina a paisagem em alguns bairros de Florianópolis. Entre eles estão o Centro e os bucólicos Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, com casario preservado.

Fortaleza de São Jose da Ponta Grossa
A construção em platôs interligados por rampas e circundada por espessas muralhas ficou pronta em 1740. As atrações principais são a casa do comandante e a oficina de rendas de bilro, com rendeiras da região, exposição e vendas. A construção fica na praia do Forte, a 25 quilômetros do Centro de Florianópolis.

Mercado Publico Municipal
Inaugurado em 1898, o belo prédio tem duas alas interligadas por pontes, além de duas torres. No vão central, diversos bares reúnem nativos e turistas. Nos 140 boxes encontra-se artesanato, utensílios e alimentos típicos da região.

Ponte Hercílicio Luz
O principal cartão-postal de Florianópolis foi construído em 1926. Com 819 metros de comprimento e torres que medem 75 metros acima do nível do mar, a Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo.

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
Maior forte da região, a fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim foi erguida entre os anos de 1739 e 1744.

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones
Inaugurado em 1744 na ilha de Ratones Grande, o forte remete a construções medievais, incluindo ponte levadiça, fonte d´água e aqueduto.

Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa
Instalado no Palácio Cruz e Sousa – um casarão do século 18 que combina os estilos neoclássico e barroco – o Museu Histórico de Santa Catarina tem interior majestoso. Antiga sede do Governo, abriga balcões em mármore de Carrara, balaustradas, trabalhos em marchetaria com influência portuguesa e vitrais em estilo art nouveau.

As praias de Florianópolis
Uns dizem que Florianópolis tem 42 praias. Outros afirmam que são cem. O que importa é que a ilha oferece opções para todos os turistas. Ao Leste, o point é dos surfistas e da paquera que rola solta nas praias Mole e da Joaquina. No Norte estão as concorridas praias Brava, também reduto do surf; e Jurerê Internacional, com «paradores» – como são chamadas  as barracas de praia -, bares e boates. Já ao Sul, as rústicas vilas de pescadores atraem quem busca paz, sossego e bons restaurantes como os das praias de Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha.

Esportes e Ecoturismo em Florianópolis
Manter a forma em Floripa não é nada difícil. Da geografia às intervenções urbanísticas, a ilha é perfeita para a prática de esportes dentro e fora d´água.
Tem instrutores de surf em Barra da Lagoa e de wind, kitesurf e stand up paddle na Lagoa da Conceição.

Na praia da Joaquina, o aluguel de equipamentos incentiva a prática do sandboard. Dos morros da região partem os voos duplos de parapente, enquanto as trilhas conduzem à praias selvagens e acessíveis apenas para quem enfrenta, a pé, subidas e descidas em meio a terra e muitas pedras. Para pedalar, aposte nos caminhos que levam às praias do Sul, as trilhas são mais lights, há estradas rurais e o tráfego é menor.

Belas trilhas contornam a ilha e levam a mirantes que descortinam ângulos únicos das praias.
Considerado um dos mais bonitos trekkings de Floripa, a Trilha da Lagoinha do Leste leva à intocada praia que dá nome ao caminho, passando  por mirantes magníficos, margeando costões.

0 comentarios en «Conhecendo Florianópolis»

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *