19 abril, 2024

 

Rio de Janeiro recebeu o titulo de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural, concebido pela Organização das Nações Unidas para Educação a Ciência e a Cultura, UNESCO.

Caminhando entre as ruas interiores de Botafogo se chegará à Bahia de Botafogo, protegida do Mar Aberto por uma península onde se encontra com o Bairro Urca, sua máxima atração e esta maravilha natural, uma massa de granito de 396 metros conhecida como PAO de ACUCAR, situada na entrada da Bahia de Guanabara, nome dado pelos Tupis, os habitantes nativos do Rio de Janeiro, era originalmente chamado de pau- nh-acugua, (montanha e ponte aguda).

Outra versão explica que seu nome foi dado pelos primeiros portugueses que chegaram a esse lugar, porque o comparavam com um pão de açúcar. Reconhecida no mundo todo este ícone do Rio de Janeiro, e em rigor uns conjuntos de morros que inclui também o morro da Urca, e por isso que o bondinho teleférico faz duas paradas. Na primeira em cima do Urca, têm vários miradores os que se podem admirar as belas paisagens do Bairro da Urca.

As orlas da Praia do Flamengo, o aeroporto Santo Dumont e as obras arquitetônicas mais importantes do Centro, os quais se destaca a Catedral Metropolitana, logo de percorrer a segunda parte do passeio no bondinho finalmente se chegará ao Pão de Açúcar, onde se pode ver a olho no outro lado da cidade o morro do Corcovado, e seu Cristo Redentor, a cidade de Niterói e outro reconhecido símbolo do Brasil, a curva da Praia de Copacabana.

 O Pão de Açúcar  foi chamado também como POT de Sucre, nome que foi dado pelos primeiros colonizadores franceses. E um lugar chave na historia da cidade porque foi ali em seus pés onde o português Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de janeiro no dia 1 de Marco de 1565.

Por outro lado, devido a diferença de altura entre um Morro da Urca e o Pão de Açúcar  pode  ocorrer que a visibilidade em cima da Urca seja mais limpa, enquanto no topo  do Pão de Açúcar, seja coberta por nuvens e neblina. O turista poderá lá de cima aproveitar uma sala de exposições chamada Cocuruto, que e também uma zona de descanso com restaurantes, loja de lembrancinhas e serviços.

Outra forma de chegar à parte de cima do morro da Urca é caminhando numa trilha de 30 minutos aproximadamente,  esta trilha começa no costado da Praia Vermelha e para os visitantes mais aventureiros existe outra maneira de chegar no topo tanto do Morro da Urca como do Pão de Açúcar ,  que é escalando.

Seja qual for à forma escolhida para subir no topo dos morros, o complexo artístico do Pão de Açúcar  é uma experiência que não se pode perder, e se for possível vá mais de uma vez, uma durante o dia com a luz do sol e outra ao entardecer quando as primeiras luzes começam a iluminar a cidade que nos presenteia com uma imagem diferente e igual de inesquecível.

Recomendo a todos os turistas que visitem esta cidade maravilhosa!!!!!!!!!!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *