28 marzo, 2024

O carnaval do Rio de Janeiro é o mais famoso do Brasil e o mais conhecido internacionalmente. Uma grande festa, que envolve foliões de todas as origens, tomando parte nas mais diversas manifestações, com desfiles de escolas de samba no sambodromo, carnaval de rua com bandas e blocos carnavalescos, e nos diversos bailes que se estendem por toda a cidade.

A Maior Festa do Mundo: O carnaval no Rio de Janeiro e no Brasil começa exatamente antes da quaresma e de longa data é considerado a maior festa do mundo. Oficialmente o Carnaval do Rio de Janeiro dura 5 dias, de Sexta-feira até Terça-feira, precedendo a Quarta-feira de cinzas, que é o início da quaresma. A festa acontece geralmente em Fevereiro ou Março. Basicamente, as formas e manifestações carnavalescas no Rio de Janeiro, nos dias de hoje se dividem em: Desfiles de Escolas de Samba, Carnaval de Rua, e Bailes.

Desfiles de Escolas de Samba

Durante todo o ano as escolas se preparam para o desfile anual que é também uma competição. Este fantastico momento se dá no Sambódromo, projetado por Oscar Niemeyer e concluido em 1984.

Em tempos passados, o desfile era feita no mesmo local, na rua Marques de Sapucaí. Entretanto, antigamente, as arquibancadas e camarotes eram montados para o desfile e depoisdesmontados, numa rotina que acontecia todos os anos.

Carnaval de Rua:

Todos os anos existe uma expectativa quanto às datas e saída de bandas e blocos carnavalescos. Tanto de tarde como no início da noite, durante os dias de carnaval, é comum ver algum grupo de foliões seguindo uma banda que toca marchas de carnaval. As Bandas de carnaval, são bandas amadoras, formados por um grupo de músicos que se dispõem a tocar marchas de carnaval e samba. E em torno destas bandas, as pessoas se agrupam para dançar e caminhar seguindo a banda. Muitos blocos tem sua própria banda, que os acompanham.

Bailes:

Existem bailes para todos os gostos e todos os bolsos. A maioria dos bailes são simples quanto à roupas e fantasias e abertos à maioria das pessoas. Por toda a cidade, vários clubes organizam bailes em suas sedes sociais. Mas existem também bailes caros como o do Hotel Copacabana Palace. Existe também bailes temáticos e exóticos como o os bailes do Scala. A Prefeitura também organiza alguns bailes populares, como na Cinelândia, praça central da cidade.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *